Abates de Frango Inspecionado: Produção do 1º semestre não aumentou

Compartilhe

Na análise relativa à produção inspecionada de carne de frango ontem divulgada, o IBGE observou que no segundo trimestre de 2020 houve redução anual de 1% no número de cabeças abatidas, índice de queda que sobe para 6,8% na comparação com o primeiro trimestre deste ano.

O retrocesso, porém, foi ainda maior se considerada a carne produzida a partir desses abates. A redução anual sobe para 3,61% e chega a quase 8% na comparação com o trimestre anterior, resultados que levam à conclusão de que os frangos processados no período foram abatidos com um peso menor.

Esta última constatação, porém, não está limitada ao trimestre, estende-se pelos 12 meses encerrados em junho de 2020, alcançando o maior índice (redução de 3,72%) exatamente nesse mês.

Como resultado, ainda que o número de cabeças abatidas no primeiro semestre de 2020 tenha aumentado 2,16%, o volume de carne permaneceu praticamente estável (aumento de apenas 0,16%), concluindo-se daí que o peso médio dos frangos produzidos recuou perto de 2% no período.

Original de AviSite