Adubo caseiro: Veja o passo a passo e faça o seu!

Compartilhe

Você sabia que a melhor maneira de garantir um crescimento saudável para a sua flor ou planta é usando adubos caseiros? É isso mesmo! E para ajudar você nessa missão, a Giuliana Flores preparou um passo a passo que vai te deixar expert em adubos caseiros.

Quais as vantagens em usar adubos caseiros?

As principais vantagens em adotar adubos caseiros orgânicos são: deixar as plantas mais bonitas e saudáveis e evitar prejuízos à sua saúde ao manipular produtos químicos. Além disso, eles garantem um resultado mais rápido, pois mantém o solo enriquecido.

Por que fazer adubos caseiros?

Além das vantagens acima, há outros motivos para você trocar os produtos químicos por adubos caseiros. Veja.

  • É uma maneira econômica de cuidar das suas plantinhas;
  • Ajuda na preservação do meio ambiente;
  • Suas plantinhas e flores crescerão muito mais saudáveis;
  • Cuidar de todo o processo de crescimento das plantas é um hábito saudável.

Adubos caseiros orgânicos

Cascas de bananas

Um dos itens mais usado para a preparação de adubos caseiros orgânicos são as cascas de bananas. Por ser rica em fósforo e potássio, ela é perfeita para nutrir a sua plantinha. Para prepará-la, corte as casas em cubinhos e enterre junto à sua flor. Simples, não é mesmo?

Fonte: freepik

Cascas de vegetais

Outra opção simples é o uso de vegetais, que são ricos em vitaminas. Separe cascas de batata, cenoura, chuchu e abóbora e corte em cubinhos. Feito isso, misture eles à terra do seu jardim ou vasinho e tenha um rico adubo caseiro.

Casca de ovo

Um alimento que é bastante comum para a produção de adubo caseiro é a casca de ovo. É isso mesmo. Elas são ricas em nutrientes como cálcio e potássio, o que ajuda no desenvolvimento saudável da flor. Para aplicá-la, basta triturar as casas e depois misturar a farofa na terra. Fácil, não?

Borras de café

Sabe aquela borra de café que sobra na cafeteira? Ela é perfeita para adubar a terra. Por ser rica em azoto, potássio e fósforo, ela é um perfeito adubo natural. Dilua ela em um pote com água e misture na terra. Sua flor vai adorar essa dose de energia.

Dicas especiais para a produção de adubo caseiro

Além de ensinar você a como fazer um adubo caseiro orgânico, a Giuliana Flores também preparou uma série de dicas que vão ajudá-lo no processo. Confira!

  • Tenha lixos separados para o lixo orgânico. Assim ficará mais fácil você ter à mão os ingredientes para preparar o seu adubo caseiro.
  • Evite usar óleos, pesticidas, herbicidas, laticínios e plantas não saudáveis;
  • Faça um buraco no solo e preencha-o com adubo. Não se esqueça de cobrir com terra;
  • Sempre que for abrir o buraco novamente, mexa para que os resíduos se misturem com a terra;
  • Veja se a textura está úmida, pois esta é a forma ideal para um adubo caseiro.

Qual a frequência da adubação?

Cada flor ou planta tem uma necessidade diferente de nutrientes para crescer bonita e saudável, por isso não exista uma frequência única de adubação. De modo geral, plantas com flores precisam ser adubadas a cada dois ou três meses e as plantas com folhas a cada três ou quatro meses. Simples, não é mesmo?

Original de Giuliana Flores Blog