Agricultura familiar é estimulada a participar de feiras no RS

Compartilhe

Duas feiras que estão na agenda do calendário de eventos do estado neste último trimestre do ano vão receber recursos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). A 21ª Fenarroz, de Cachoeira do Sul, que começa amanhã (12) e vai até 17 de outubro no Parque da Fenarroz, e a Estrela Multifeira, que ocorre em dois finais de semana de outubro e novembro no Porto de Estrela, no Vale do Taquari. 

A Feira Nacional do Arroz começa nesta terça-feira (12) em formato híbrido, presencial e virtual, com todos os protocolos sanitários definidos para garantir a segurança dos visitantes e expositores. Na programação, palestras técnicas, seminários, agricultura familiar, gastronomia e shows culturais. A Secretaria da Agricultura participa com R$ 80 mil para o Pavilhão da Agricultura Familiar.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove na quarta-feira (13), a partir das 14h, o Seminário “Gestão e Mercado do Arroz”. E na quinta-feira (14) está previsto o 13º Seminário Arroz Irrigado nos turnos da manhã e tarde. Na sexta-feira (15) acontece a abertura oficial da Fenarroz, às 10h, que vai contar com a presença da Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) Silvana Covatti. À tarde, Silvana participa do 1º Seminário Nacional da Mulher no Agronegócio.

Já nos finais de semana dos dias 29, 30 e 31 de outubro e 5, 6 e 7 de novembro, ocorre a Estrela Multifeira, no Porto de Estrela, no Vale do Taquari. A feira conta com comércio de máquinas, exposição de animais, salão de turismo, cultura e lazer. A SEAPDR aportou R$ 39.997,60 para o Pavilhão da Agricultura Familiar, que vai contar com 34 expositores inscritos no Programa Estadual de Agricultura Familiar (PEAF). A organização do espaço é coordenada pela Emater de Estrela em parceria com a Secretaria de Agricultura do município. 

“Estas feiras são muito importantes para a agricultura familiar, porque marcam um recomeço das vendas das agroindústrias diretamente para seus clientes. E a Secretaria tem um papel de destaque já que disponibilizou recursos que beneficiam inúmeras agroindústrias, dando uma oportunidade de participação nestas feiras, mostrando o melhor de sua produção”, destaca Flávio Smaniotto, diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (DAFA) da Secretaria.

A Secretaria também subsidiou o Pavilhão da Agricultura Familiar da Expofeira, que encerrrou ontem (10) em Pelotas.

Fonte: SEAPDR-RS