Agricultura: Reunião de alto nível sobre inovação global teve participação do Mapa

Compartilhe

Secretário Fernando Camargo representou o Brasil em encontro realizado em Dubai que debateu a sustentabilidade dos sistemas produtivos de alimentos

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo, participou nesta segunda-feira (21) da primeira reunião de alto nível de governo da Agriculture Innovation Mission for Climate (AIM4C), reunida em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

<\/div>

A AIM4C é uma iniciativa voluntária, criada em 2021 e capitaneada pelos Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, que tem como objetivo promover investimentos públicos e privados voltados à inovação e ao fortalecimento da sustentabilidade dos sistemas produtivos de alimentos em face dos desafios ambientais. Com vigência para o período de 2021-2025, atualmente a iniciativa conta com a adesão de 40 países. 

Segundo Camargo, o Brasil tem colocado à disposição da AIM4C sua experiência no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a agricultura, baseada em pesquisa científica, tecnologia e inovação, cujas bases foram semeadas há 10 anos com criação do Plano de Agricultura de Baixo Carbono, cujas tecnologias, cientificamente mensuradas, se mostraram altamente eficientes do ponto de vista ambiental, social e econômico. 

“As diversas políticas públicas em implementação no país nos possibilitam contribuir com o mundo tanto na garantia da segurança alimentar da população crescente, quanto no desenvolvimento sustentável. A complementariedade dessas políticas tem fortalecido no Brasil uma agricultura totalmente adequada aos desafios das mudanças climáticas ao produzir cada vez mais, utilizando os recursos naturais de forma inteligente, conservando sua biodiversidade e gerando emprego e renda em diversos setores da economia como contraponto à pobreza”, diz o secretário. 

A agricultura brasileira seguirá aumentando sua produtividade, sobretudo com ênfase crescente na descarbonização das cadeias produtivas com o objetivo de pavimentar o caminho do Brasil rumo ao iminente mercado global de créditos de carbono, acrescenta o secretário. 

No encontro, além da apresentação dos novos avanços de articulação da AIM4C, a iniciativa discutiu as prioridades para a COP-27 e lançou nova modalidade de cooperação intitulada “AIM for Climate Ideations”. Os governos participantes tiveram, ainda, a oportunidade de apresentar os principais investimentos públicos previstos, até 2025, para a inovação direcionada à produção agropecuária sustentável, tendo como base o ano de 2020. 

Fonte: Gov.BR.