Alerta: Argentina registra nuvens de gafanhotos novamente

Compartilhe

Praga que infestou lavouras na Argentina e região foi novamente avistada, agricultores registram nuvem nas cidades de Comandante Fernandes, General Guemes e Quitilipi.

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina, e o Ministério da Produção, Indústria e Emprego do Chaco, confirmaram a presença do gafanhoto em estado juvenil e adulto, em lavouras de algodão e soja.

Fonte: Freepik

Autoridades brasileiras já foram informadas e já estão tomando as medidas como o monitoramento. De acordo com a Senasa, já foram avistada a praga que já se encontra em estágio avançado de ninfa e adulto, com tendência a se agruparem.  

A Senasa está solicitando aos produtores para monitorar constantemente suas lavouras, e em caso de verificação do gafanhoto é necessário tomar medidas imediatas para controle e redução de infestação.

Em 2020, o aparecimento de uma nuvem de gafanhotos na Argentina assustou produtores rurais, assim como entidades do governo do país. Com a possibilidade de avançar para o Brasil, mais precisamente nas lavouras do Sul, o governo brasileiro também tomou medidas para proteger as lavouras e combater o inseto.

Por: Canal Rural com adaptações por Raphael Dumont