Análise da safra: Entenda como as informações econômicas são importantes

Compartilhe

A busca por bons resultados em uma fazenda envolve dedicação ao trabalho em diversas etapas do processo de produção. Uma delas é a análise de safra, que se baseia na coleta, integração e classificação de informações obtidas ao longo do ano agrícola, permitindo transformar dados em decisões assertivas.

<\/div>

O objetivo dessa análise é o entendimento dos resultados, tanto financeiros como operacionais, ao final de cada safra. Com isso, o gestor rural adquire as informações necessárias para planejar o próximo plantio.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para fazer a sua análise de safra corretamente e entender a importância das informações econômicas para essa atividade. Continue lendo!

Como fazer a análise de safra?

O primeiro passo para uma análise de safra eficiente é contar com um software adequado. É ele que vai coletar os dados que serão estudados, ou seja, se esse trabalho não for bem feito, a qualidade de toda a análise pode ser comprometida. O segundo passo é checar cuidadosamente todas as informações apresentadas pelo sistema. Esse processo pode levar algum tempo, mas é muito importante para a precisão da sua tomada de decisão.

Durante a análise, você deve prestar atenção a pontos como a eficácia de fertilizantes e defensivos, padrões positivos de crescimento, acontecimentos climáticos, retorno financeiro, entre outros. Esses dados trarão insights, que deverão ser documentados e transformados em um plano de ação.

Que informações devem ser analisadas?

Dentre todos os pontos que devem ser considerados na análise de safra, destacam-se as informações econômicas. A seguir, saiba mais sobre alguns desses indicadores!

Potencial estimado de produção

Esse é um dos indicadores que permite o planejamento para implementação de uma safra mais produtiva e, consequentemente, com mais ganhos. Afinal, quando se conhece o seu potencial produtivo, é mais fácil prever as limitações e propor antecipadamente algumas melhorias.

Expectativa de lucros

Assim como estimar a produção, definir uma expectativa em relação ao lucro também ajuda a definir estratégias para a nova safra. Com essa informação, o produtor pode planejar com antecedência algumas melhorias como a compra de maquinário, o investimento em infraestrutura e aquisição de insumos, por exemplo.

Custo de produção

O custo de produção agrícola envolve aqueles que são fixos e os variáveis. Os fixos são aqueles que não vão mudar ao longo da safra, como o aluguel de equipamentos, folha de pagamento, tributos, seguro, entre outros. Já os variáveis são aqueles que se referem a insumos, pagamento de hora extra aos funcionários, água, energia e combustível, por exemplo.

Na análise de safra, é importante avaliar o custo da produção que se encerrou para planejar a próxima com mais assertividade. Assim, o produtor evita surpresas desagradáveis.

Não podemos deixar de lembrar, no entanto, que o custo de produção é um indicador que deve ser acompanhado de perto, ao longo de toda a safra, e não somente ao final. O produtor deve estar sempre atualizado sobre esses valores para que consiga manter as suas finanças saudáveis e equilibradas.

Fonte: Scadiagro