Análise de dados Zootécnicos colabora no sucesso da Avicultura de Postura

Compartilhe

O Núcleo de Estudos em Pesquisa Avícola da Universidade Federal de Lavras-MG, o Nepavi, realizou na última terça-feira um encontro virtual, no qual Diogo Ito, Coordenador das Linhagens Hisex Hendrix, debateu o tema “Importância dos dados zootécnicos na avicultura de postura”.

<\/div>

Diogo Ito: “Muitas vezes sabemos o que é necessário, mas temos também o limite do que é possível. Os dados são coletados com o propósito de ajustes e acertos”.

Dados zootécnicos, segundo ele, é uma ampla abordagem, que passa pela economia, dentro e fora da granja. Economia que influencia também o preço da produção e o preço da caixa de ovos ao produtor, segundo ele apontou.

“Com o preço das matérias-primas constantemente em alta, esta análise é primordial para o bom andamento na granja”, destacou Ito. “Temos um produtor que precisa vender o ovo mais caro, mas temos uma população atual com menor poder aquisitivo. Porém, ainda vemos que a população ainda usa o ovo como uma importante fonte de proteína”, apontou.

Lucro, manutenção, crescimento, potencial genético, custos, investimentos, planejamento, custos com a nutrição e aditivos, manejo, processo e pessoas, foram alguns pontos destacados por Diogo Ito, durante a palestra .” É importante o produtor ter em mente que não há sucesso no que não se gerencia, no que não se mede, é o que explicou o matemático Willian Deming”, disse. “Dados, fichas, planilhas nos ajudam a apontar problemas, propor soluções, entender, planejar, embasar as ações, corrigir os rumos e ajustar o que for necessário para o bom desempenho na granja”, disse Diogo Ito. “Oportunidades e riscos precisam ser calculados”, afirmou.

Acesse o link da palesta

Original de AviSite