As frutas da época em abril são: Banana, Caqui e Maracujá entre outras

Compartilhe

Você sabia que a casca da banana também é muito rica em vitaminas e pode ser utilizada em várias preparações saudáveis, como farofa e antepastos? E que é possível combinar o maracujá com o café em uma bebida super diferente? Saiba mais sobre as frutas que estão na safra em abril, com as informações da equipe de nutricionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo:

Banana nanica

Considerada preferência nacional, a banana é uma fruta de alto valor nutricional. É rica em carboidrato e muito famosa por ser fonte de potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, a banana auxilia no bom humor, uma vez que é rica em triptofano e vitamina B6 que agem como estímulo para a serotonina. O que muitas pessoas não sabem é que a casca da banana também possui vitaminas e pode ser utilizada em várias preparações saudáveis, como farofa e antepastos.

Banana maçã

Possui a casca fina, polpa suave e sabor adstringente. Sua polpa é mais clara e de fácil digestão. É uma boa fonte de energia, rica em potássio, contém magnésio e vitamina C, além de fornecer boas quantidades de fibras. Devido à sua composição nutricional, a banana maçã pode ajudar no controle da pressão arterial, no bom funcionamento intestinal e na prevenção do envelhecimento precoce.

Caqui

O caqui é uma excelente fonte de vitaminas E e C, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e bom funcionamento do organismo, além de conter minerais como ferro, fósforo e cálcio.

A fruta ainda possui grande quantidade de carotenoides, pigmentos responsáveis pelo tom avermelhado, que favorecem a saúde das células, previnem problemas cardiovasculares e preservam a saúde dos olhos.

O caqui também, é fonte de licopeno, um fitoquímico com importante atuação na defesa do organismo, é rico em fibras, e contém alta concentração de açúcar e frutose.

Kiwi

O kiwi é pouco calórico (cada100 gramas de kiwi fornecem 67 calorias) e é uma excelente fonte de vitaminas Vitamina C e E, além de conter potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e fibras. A fruta possui, ainda, betacaroteno, compostos fenólicos, flavonoides e clorofilina, substância com ações anticancerígenas e anti-inflamatórias, que auxiliam também na redução dos riscos de doenças cardiovasculares e no fortalecimento do sistema imunológico. 

Maracujá doce

O maracujá doce é maior, mais pesado e com casca mais grossa que a do maracujá azedo. Essa fruta possui uma substância chamada passiflorina, que atua como calmante, é rica em fósforo, cálcio, vitaminas A, B, C e fibras.

A farinha feita com a parte branca da casca do maracujá tem importantes propriedades funcionais, é rica em niacina, ferro, cálcio, fósforo e pectina, o que auxilia no controle da glicemia e na diminuição do colesterol ruim, além de ajudar no funcionamento intestinal e no aumento da sensação de saciedade. O maracujá doce mistura, de forma bem equilibrada, o sabor doce com o ácido, podendo ser consumido in natura e como ingrediente em receitas doces e salgadas.

Maracujá azedo

O maracujá é uma fruta de sabor azedo, rica em vitaminas do complexo B, responsáveis por manter a saúde do intestino e vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Contém também minerais como cálcio, importante para os ossos e dentes; ferro, que auxilia na prevenção de anemia ferropriva e sódio e potássio, que são de extrema importância para manter o equilíbrio do organismo. Com a polpa, é possível fazer receitas como sucos, bolos, tortas, molhos para salada. A entrecasca (parte branca) tem alta quantidade de fibras e pode ser utilizada no preparo de doces, geleias e chás.

Maçã nacional

A maçã é uma fruta rica em antioxidantes, água e vitaminas. Pode ser consumida in natura, salada de frutas, pães, bolos, tortas, sucos e vitaminas, de preferência com casca. Possui pectina, uma fibra solúvel que auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo e no bom funcionamento intestinal, além de apresentar baixo índice glicêmico.

Fonte: freepik

Confira essa sugestão de receita testada pela equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria:

Suco de maracujá com Café

Ingredientes

1 xícara (chá) de café coado (240ml)      
2 e 1/2 xícaras (chá) de água (600mL)
1 maracujá médio (364g) 
4 colheres (sopa) de creme de leite (70g)
2 colheres (sopa) de açúcar (30g)

Modo de Preparo

Preencha uma forma de gelo com o café preparado e outra com a água, leve ao freezer para gelar. Lave o maracujá, retire sua polpa e coloque-a no liquidificador. Acrescente o creme de leite, o açúcar e os cubos de café e de água. Bata até misturar todos os ingredientes. Sirva gelado.

Rendimento: 4 porções

Peso da porção: 240ml

Valor calórico da porção: 97,6 Kcal

Tempo de preparo: 45min

Original de GOV.SP