Café: Exportações continuam firmes em outubro

Compartilhe

As exportações brasileiras de café seguem registrando bom desempenho neste ano. Em outubro, foram embarcadas 4,1 milhões de sacas de 60 kg de café (considerando-se grão verde, torrado e moído e solúvel), avanço de 11,5% em relação a outubro/19, segundo dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café).

Essa quantidade foi recorde para um mês de outubro e foi a segunda maior de toda a série histórica do Cecafé, iniciada em 1990. Os embarques foram impulsionados pela ampla oferta da atual temporada e pelo Real desvalorizado frente ao dólar.

Designed by Stock Adobe
Designed by Stock Adobe

E essa performance das vendas externas é um sinal positivo, tendo em vista as incertezas relacionadas à demanda, devido à nova onda de casos de covid-19 na Europa e nos Estados Unidos e ao consequente fechamento de cafeterias e restaurantes.

Para os próximos meses, colaboradores consultados pelo Cepea acreditam que os embarques devem seguir aquecidos, fundamentados no consumo em casa – a aproximação do inverno no Hemisfério Norte pode elevar a procura pela bebida – e no possível aumento da demanda de torrefadores externos pelo robusta brasileiro, em decorrência do atraso na colheita da safra do Vietnã.

Original de Cepea