Câmara dos Deputados debate hoje os desafios da Agricultura Familiar

Compartilhe

O Plenário da Câmara dos Deputados se transforma nesta quarta-feira (11) em comissão geral para debater os desafios da agricultura familiar. O evento começa às 10 horas. O deputado Heitor Schuch (PSB-RS), que solicitou a realização do debate, disse que a agricultura familiar tem um papel fundamental para garantir comida nas mesas das pessoas e também para a geração de emprego e renda das pequenas famílias.

“Mesmo sendo responsável por mais de 70% da produção de alimentos no Brasil, numa conjuntura econômica desfavorável, o agricultor familiar está ameaçado por uma reforma da Previdência Social que pode restringir seus direitos como segurado especial”, afirmou.

O deputado, que integra a Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar, disse que, em 2014, 83% da produção de mandioca era de responsabilidade da agricultura familiar, bem como de 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e 14% da soja. Ainda representa 58% da produção de leite, 50% da de aves, 59% da de suínos e 30% da de bovinos.

Foram convidados para participar do evento:

  • a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina;
  • o presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Vanderley Ziger;
  • a agricultora familiar Vânia Marques Pinto, secretária de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e educadora popular da Escola Nacional de Formação da CONTAG (Enfoc);
  • o médico veterinário e ex-deputado federal Cesar Hanna Halum, secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e apresentador do Mundo Agro; dentre outros.

Fonte: Agência Câmara de Notícias