Comissão discute mudanças no Crédito para o Agronegócio

Compartilhe

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove seminário nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16) sobre as mudanças do crédito para o agronegócio no Brasil.

O pedido para realização do evento é do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Ele quer debater recentes mudanças na legislação que permitiram a criação de oportunidades alternativas no sistema de crédito agrícola e a modernização nas formas de financiar as atividades rurais. “São medidas que aproximam o setor do grande mercado financeiro”, disse.

Ele cita o exemplo da primeira operação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente garantidor de financiamentos agropecuários, em abril deste ano. “O novo modelo consiste em um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e vai permitir a ampliação do acesso ao crédito para os produtores rurais. Esse tipo de operação é um mecanismo que pode ser utilizado tanto para renegociações de dívidas fora do sistema bancário ou concessão de novos créditos para custeio e investimento”, explicou.

Novo modelo aproxima setor rural do mercado financeiro. Fonte: Agência Câmara de Notícias

Na quinta-feira, o seminário começa às 14 horas, no plenário 6.

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, o diretor de Financiamento e Informação do Ministério da Agricultura e Pecuária, Wilson Vaz de Araújo; e o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri Miranda.

Na sexta feira, o debate está marcado para as 9 horas, também no plenário 6.

Para este dia, foram convidados representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do BNDES, do Sicredi, do Banrisul, do Itaú e do Bradesco.

Fonte: Agência Câmara de Notícias