Confira quais pontos necessitam ser verificados nos alojamentos de bezerros

Compartilhe

Assim como os bezerros, as instalações para bezerros têm diferentes formas e tamanhos. Embora um tipo de instalação possa funcionar para um produtor, pode não funcionar para outro. Portanto, é importante personalizar suas instalações para atender às suas necessidades específicas. No entanto, ao construir ou reformar uma instalação para bezerros, existem cinco fatores-chave que todo produtor deve ter em mente.

1) Ventilação

Uma instalação mal ventilada pode causar estragos no sistema respiratório de um bezerro. Além disso, pode levar à redução do consumo de ração, reduzir as taxas de crescimento e ter efeitos de longo prazo na saúde do bezerro. Portanto, ter ventilação adequada é essencial

“Seja usando ventilação mecânica ou natural, o objetivo é fornecer ar fresco uniformemente ao nível do bezerro em todo o alojamento, para que todos os bezerros recebam uma quantidade adequada de ar fresco livre de correntes de ar”, disse Curt Gooch, associado sênior de extensão na Cornell University . “A fonte de ar fresco de um alojamento para bezerros é o ar ambiente externo. Portanto, ventilação adequada significa retirar o ar externo e distribuí-lo uniformemente por todo o galpão. ”

2) Conforto

Embora muitas vezes ouçamos falar sobre o conforto da vaca, prestar atenção ao conforto do bezerro também é uma necessidade. De acordo com Jim Salfer, um educador extensionista da Universidade de Minnesota, manter os bezerros confortáveis ??significa se concentrar na cama.

“A cama desempenha um papel fundamental no conforto da do bezerro”, diz Salfer. “Gerenciar a roupa de cama durante o pré-desmame precoce é importante. Um leito amplo e seco de material fofo pode fornecer uma superfície de descanso acolchoada, ajudar os bezerros a se manterem limpos, agir como um meio de absorção de umidade, diminuir os riscos de doenças e pode ajudar a reduzir o estresse.”

Por: Lobato, Breno. Fonte: Embrapa

3) Proteção

Às vezes, pode ser difícil lidar com a mãe natureza quando se trata de criar bezerros, mas é fundamental manter os animais jovens protegidos dos elementos. Calor, frio, umidade ou vento extremos não só aumentam a preocupação dos bezerros, mas também de seus cuidadores.

“Um dos maiores desafios de qualquer sistema de alojamento é a gestão do ambiente do bezerro”, diz Gooch. “É responsabilidade do cuidador de bezerros fazer ajustes no sistema de ventilação da unidade de alojamento, a fim de gerenciar o microambiente vivido pelos bezerros.”

4) Limpeza

Não importa o tipo de sistema de habitação de sua preferência, é essencial mantê-lo limpo.

“Um espaço de vida limpo reduz o número de patógenos que o bezerro deve superar”, diz Salfer. “Em condições sujas, os bezerros usam energia para combater a lama, o calor ou os agentes patogênicos. Em condições limpas, os bezerros podem usar essa energia para crescer e amadurecer. ”

5) Trabalho eficiente

Qualquer espaço eficiente para trabalhar torna mais fácil cuidar dos bezerros e também pode melhorar a moral dos funcionários. Certifique-se de analisar o fluxo de sua instalação e certifique-se de que atende às suas necessidades.

“A eficiência do trabalho para instalações de alojamento de bezerros pré-desmamados deve ser avaliada”, diz Gooch. “O uso de substitutos de leite representa entre 15% -20% dos custos totais da fazenda, e as despesas com mão de obra são a segunda maior despesa para o empreendimento de novilhas em geral. As instalações de alojamento para bezerros pré-desmamados precisam ser o mais eficientes possível em termos de mão-de-obra, sem qualquer sacrifício à saúde ou desempenho animal.”

* Baseado no artigo Facility Focus: The 5 Things to Look for in Calf Facilities, de Taylor Leach.

Original de EDUCAPOINT