Desafios da auditoria no Agronegócio brasileiro

Compartilhe

O agronegócio brasileiro está cada vez mais profissionalizado, com introdução de governança, gestão, eficiência e produtividade para gerar mais valor para o negócio e seus públicos de interesse.

Trata-se de um setor altamente relevante para o desenvolvimento econômico brasileiro e a gestão profissional não é apenas uma prioridade, mas uma necessidade em um ambiente altamente complexo com pressão crescente por preços e transparência na gestão empresarial.

Além disso, consumidores, governos e reguladores exigem melhores controles, eficiência e rastreabilidade como forma de buscar inovação e segurança para a perpetuação do negócio.

Não bastassem esses desafios, há, também, especificidades dos diferentes segmentos: citrícola, sucroenergético, algodão, eucalipto, grãos, pecuária e insumos agrícolas, entre outros.

Significa que, no agronegócio, com este cenário, a auditoria das demonstrações financeiras também é altamente relevante para avaliação dos negócios e como base para uma boa governança corporativa.

Esse trabalho está orientado a fazer auditoria das demonstrações financeiras e assurance.

Importante destacar que, no cenário atual de pandemia, há implicações da Covid-19 nas demonstrações financeiras. Com base no entendimento dos negócios, elas podem ser afetadas significativamente, conforme indicado a seguir.

  • Continuidade operacional: quando há eventos ou condições que geram dúvidas sobre a capacidade de continuidade operacional das Empresas.
  • Assistência governamental recebida: avaliação de possível adesão para postergação de pagamento de impostos.
  • Instrumentos financeiros: possíveis implicações contábeis que tenham sofrido modificações nos termos.
  • Passivos: possíveis contratos postergados podem gerar perdas e necessitar de provisão.
  • Divulgações: algumas podem demandar mais detalhes e serem mais complexas de serem preparadas.
  • Benefícios a empregados: provisões envolvendo direitos dos empregados podem ser afetadas.
  • Valor dos ativos: podem ser necessários testes de redução ao valor recuperável dos ativos uma vez que valores justos requereriam maior julgamento por aumento da incerteza na estimativa.
  • Receitas: direitos e obrigações em contratos com clientes podem não ser mais executáveis e afetar a época e o valor do reconhecimento da receita.
  • Arrendamentos: concessões de aluguel e cancelamentos de arrendamentos podem ocorrer, resultando na remensuração dos ativos e passivos de arrendamento.

Adicionalmente as normas contábeis relacionadas a mensuração de ativos biológicos e a nova norma de arrendamento continuam transmitindo muitos desafios para a contabilidade e consequentemente para o processo de auditoria, fator que exige alta capacidade técnica dos auditores para concluir seu relatório de auditoria.

A execução de serviços de auditoria tem como finalidade emitir relatório sobre as demonstrações financeiras de acordo com as normas contábeis brasileiras e internacionais, contemplando o balanço patrimonial e as correspondentes demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido, e dos fluxos de caixa e respetivas notas explicativas as demonstrações financeiras.

No mercado atual, cada vez mais complexo, essa atuação é ainda mais relevante como forma de mitigar riscos e elevar o conhecimento estratégico para melhorar o desempenho da operação, aproveitar novas oportunidades, trazer transparência da governança corporativa das Empresas e construir novos paradigmas de confiança junto à sociedade.

Por Fernando Liani é sócio da KPMG no Brasil.

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory.