Entenda como a tecnologia na agricultura é importante e quais são seus benefícios

Compartilhe

O mundo todo vem passando por uma transformação digital que caracteriza a era em que estamos vivendo. A tecnologia na agricultura se insere diretamente nesse contexto e avança a passos largos, integrando-se ao que há de mais moderno.

Máquinas e equipamentos conectados têm sido cada vez mais responsáveis pelos altos rendimentos do agronegócio. O desenvolvimento da tecnologia e os instrumentos para sua aplicação dão a sustentação necessária.

Continue a leitura e descubra qual é a importância e quais os impactos da tecnologia na agricultura.

Como a tecnologia impacta a produtividade e a segurança na agricultura?

A tecnologia tem provocado mudanças significativas em quase todas as áreas. No ambiente do agronegócio, quando se trata de segurança e produtividade, a influência é grande e realmente faz toda diferença.

A necessidade de alcançar índices sempre maiores de produção requer melhorias contínuas na produtividade e na redução de perdas. Assim, as contribuições tecnológicas no campo, aprimorando os processos produtivos na condução das lavouras, levam o segmento a patamares mais competitivos e sustentáveis.

A sustentação que o agronegócio tem oferecido para a economia do país se deve, em grande parte, às facilidades promovidas pela aplicação da tecnologia, no que tem sido chamado de agricultura 4.0 e agricultura de precisão. São máquinas e equipamentos cada vez mais eficientes tornando possível o aprimoramento das tarefas produtivas agrícolas.

De modo geral, os impactos promovidos pela tecnologia no agronegócio podem ser assim resumidos:

  • melhor gestão da propriedade;
  • maior capacidade de resposta na ocorrência de doenças e pragas;
  • identificação em tempo real de situações de deficiência hídrica;
  • vistoria e avaliação de qualquer ponto da propriedade, a qualquer momento;
  • identificação de reboleiras doentes, atacadas por pragas ou com demanda hídrica;
  • maiores rendimentos nos trabalhos de preparo de solo;
  • maximização no emprego de defensivos agrícolas e fertilizantes;
  • maior cuidado ambiental com menos agressividade;
  • otimização do uso de sementes aprimoradas.

Quais são as principais e mais modernas aplicações da tecnologia na agricultura?

O melhor desempenho e a precisão nas tarefas agrícolas se incorporam às características do agronegócio graças às inovações. Acompanhe e descubra algumas das mais modernas aplicações da tecnologia na agricultura.

Sensores no campo

Os sensores captam a informação da realidade e a disponibilizam para ser aproveitada. Assim, eles podem, por exemplo, detectar as condições de umidade, compactação e fertilidade do solo.

Ao mesmo tempo, são capazes de localizar plantas invasoras (ervas daninhas) e a infestação de doenças e pragas na lavoura. Acrescente, ainda, os sensores meteorológicos, que viabilizam a programação das tarefas considerando as condições climáticas locais, como chuvas.

Dispositivos móveis

Selectra

A tecnologia não apenas atravessou a porteira, mas também trouxe mobilidade. Dessa forma, a utilização de dispositivos móveis como smartphones e tablets facilita a obtenção de dados e a interatividade em tempo real de qualquer ponto em que se disponha de conexão à internet.

Para a agricultura de precisão, o acesso remoto às informações e a facilidade oferecida pelos dispositivos móveis permitem a obtenção de informações e até a gestão do campo em qualquer lugar e a qualquer hora. Já não é indispensável a presença física constante no talhão.

Drones

O emprego de drones na agricultura acrescentou um conjunto de vantagens que aumentaram muito a eficiência do trabalho na lavoura. Assim, por exemplo, é possível realizar vistorias em áreas extensas para verificação do desenvolvimento do stand sem necessidade de deslocamentos.

Uma grande facilidade é a identificação de reboleiras de plantas atacadas por pragas ou doenças ou que estejam padecendo de alguma deficiência. Com isso, se consegue agir no local para evitar a dispersão do dano e otimizar os recursos, sobretudo insumos.

Ferramentas de gestão

As modernas plataformas de gestão rural colocam à disposição do produtor um conjunto de instrumentos que permitem o gerenciamento de praticamente tudo na fazenda. Desse modo, desde os controles administrativos de fornecedores e estoque de insumos até o gerenciamento da produção podem ser controlados.

Na verdade, com os resultados alcançados, podem ser desenvolvidos indicadores que permitem avaliar os rendimentos das diversas atividades e tomar medidas que levem a um constante progresso dos trabalhos. Um máximo de precisão e prontas respostas se alcançam com a integração com outros instrumentos tecnológicos, como os sensores.

Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas, conhecida por sua sigla em inglês IoT, constitui o resultado da interconexão de diversos aparelhos e equipamentos para aumentar a eficiência dos processos. Assim, o acionamento da irrigação com os dados da lavoura enviados por sensores de umidade do solo é um exemplo da IoT atuando no campo.

Na verdade, trata-se da consolidação da tecnologia para a agricultura de precisão e a chamada agricultura 4.0 na propriedade, sendo, hoje, uma das maiores realizações da transformação digital pela qual passa o agronegócio.

Como a Jacto Next pode apoiar a transformação digital na agricultura?

Toda a tecnologia disponível, assim como o acesso às suas possibilidades, precisa ser viabilizada para o produtor rural da porteira para dentro. Esse é o papel da Jacto Next, nova área de serviços da Jacto, como sua grande parceira.

Com soluções integradas e completas, a Jacto Next viabiliza a agricultura 4.0 e simplifica a adoção de novas tecnologias, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho, qualidade e sustentabilidade dentro do seu negócio. Afinal, para tecnologias modernas, você precisa das ferramentas mais modernas.

Para esse fim, entre os lançamentos da Jacto, destacam-se os serviços que permitem fazer a digitalização completa da fazenda. Tais soluções podem ser assim resumidas:

  • cobertura de sinal de internet;
  • instrumentação;
  • conexão de máquinas multimarcas;
  • sensores e estações meteorológicas;
  • drones;
  • dados de satélites e softwares para rastreamento;
  • monitoramento;
  • gestão das operações.

EKOS, o software por trás da integração

EKOS é o software da Jacto que permite integrar as soluções para a digitalização do campo e visualizar as informações. Foi desenvolvido para fazer a gestão de todas as operações agrícolas presentes nas culturas de cereais, fibras e frutas.

Sua tecnologia permite oferecer monitoramento multimarcas online, melhoria da eficiência operacional e todas as informações na palma da mão, para uma tomada de decisão rápida e precisa. Além de tudo isso, o EKOS toma as seguintes ações:

  • cria mapas;
  • controla ordens de serviço;
  • gera indicadores de eficiência e de rendimento operacional;
  • fornece relatórios para detalhamento dos trabalhos em uma só tela.

Como você pôde ver, por meio da adoção de ferramentas modernas e integradoras como as representadas pela Jacto Next, a aplicação da tecnologia na agricultura gera impactos positivos na produção e aumenta a produtividade da propriedade agrícola.

Original de Jacto