Entenda como cultivar Milho Verde de forma correta

Compartilhe

Primeiramente, esse tipo de cultura exige muito do solo. Por isso, o preparo do local onde será plantado é fundamental para uma boa colheita. A planta demanda um solo bem fértil, rico em húmus, bem adubado por compostos.

O solo necessita de muita incidência de luz solar, assim quando bem exposto ao sol a planta evolui bem gerando melhores resultados na colheita.

O plantio pode ser feito através de semeadoras quando produzido em grandes lotes ou se em pequenas áreas por copinhos feitos com papel jornal. Quando os módulos estiverem preenchidos com raízes ou quando no copo a muda já tiver entre 8 a 10 centímetros de altura, é hora de fazer a transferência.

fonte: fisiovegetalufsc

A melhor época para o plantio do milho verde é entre outubro e dezembro, quando as condições climáticas são mais adequadas à cultura, importante ressaltar que se evite períodos de inverno.

O solo plantado tem que estar sempre úmido, portanto se as chuvas não estiverem satisfatórias, é importante montar uma estrutura de irrigação para obter bons resultados.

O controle de plantas daninhas também é muito importante, sempre observe a cor da folha, caso esteja sem vigor é importante fazer uma nova adubação, já que a cultura como dito antes exige um solo bem fertil e com muitos nutrientes a disposição.

Quando chegar a hora de colher é importante observar se as espigas já estão bem desenvolvidas, e observar se já está com estigmas, aqueles cabelos que nascem na espiga. Quando atingido a coloração marrom já está na hora de colher isso deve ocorrer entre 90 a 100 dias após a germinação, o tempo depende das condições climáticas para o crescimento da planta.

Por: Raphael Dumont