Entenda o porque de investir em Tecnologia na sua Fazenda

Compartilhe

A tecnologia chegou para ficar e  facilitar a nossa vida em diferentes aspectos e setores. No campo do agronegócio isso não é diferente. Aliar a tecnologia à gestão de sua fazenda é um excelente investimento para quem busca crescimento e melhorias.

Quando falamos em tecnologia para a sua fazenda, isso vai desde programas de computador que o ajudam na parte administrativa do seu negócio até máquinas, sensores e equipamentos que otimizam a sua produção. 

Portanto, vale a pena estar sempre de olho nas novidades tecnológicas do mercado e até mesmo conversar com outros produtores. No artigo de hoje, vamos falar 5 motivos muito importantes para investir em tecnologia na sua fazenda. Confira!

1. Diminuição de custos

Usar os recursos na quantidade necessária, evitar o desperdício, ter uma melhor detecção e controle de pragas, dentre outras possibilidades que a tecnologia oferece diminui consideravelmente os custos de sua fazenda.

Apesar de exigir um investimento inicial, a escolha das tecnologias mais adequadas à sua fazenda podem garantir muita economia a médio e longo prazo.

2. Melhora da gestão

A tecnologia permite que a gestão de sua fazenda seja mais profissional, ajudando-o na hora de mapear a produção, registrar os históricos, planejar as compras e muito mais.

Com um software e uma metodologia de gestão, é possível qualificar  as informações do fazendeiro e propiciar uma tomada de decisão mais embasada em dados e menos intuitiva.

Fonte: Freepik

3. Mais organização

A organização leva à eficiência, não é mesmo? E com a ajuda da tecnologia, você consegue atuar de maneira mais estratégica, estruturando os processos, junto com seus times e otimizando o tempo de todos.

Com os dados coletados com um software, por exemplo, fica muito fácil entender o que precisa ser melhorado, reconhecer novas oportunidades e criar um fluxo de trabalho que satisfaça melhor as necessidades e os objetivos que você deseja alcançar com sua fazenda.

4. Satisfação dos funcionários

Nos dias de hoje, todos estão conectados de certa forma à tecnologia e às facilidades que ela proporciona, inclusive seus funcionários. Diante disto, modernizar os processos pode aumentar a satisfação e, consequentemente, a produtividade de sua equipe.

Além disso, a tecnologia traz mais segurança aos seus funcionários, simplifica os processos e diminui as chances de falhas humanas.

5. Mensuração de resultados

Investindo nos equipamentos e softwares certos, fica muito mais fácil mensurar os resultados da produção de sua fazenda, encontrar os pontos que não estão indo tão bem assim e até mesmo identificar o motivo. 

Avaliar a margem de lucro das produções, comparar os resultados entre áreas, variedades e ou safras, identificar períodos de sazonalidade, oportunidades de compras de produtos, organizar as vendas, qual manejo deve ser revisto e o lucro por atividade produtiva.

Tudo isso é importante para que você possa planejar os próximos passos a serem dados em sua fazenda e o que será necessário para obter o sucesso desejado. Portanto, não basta investir em tecnologia, é preciso usá-la, analisar os resultados e “recalcular a rota” sempre que preciso.

Original de Connectere