Marketing digital: O futuro do Agronegócio no Brasil

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O setor de agricultura e agropecuária sempre foi essencial para o mundo e principalmente para o Brasil, já que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estimou que mais de 1,5 bilhão de pessoas se alimentam pela agropecuária brasileira.

Esse mercado gigante se atualiza frequentemente em suas tecnologias de meios de produção, e não poderia deixar o setor de marketing de fora do mundo digital.

Principalmente após a pandemia em 2020 que impôs novos desafios além das dificuldades já existentes nesse setor.

Então para continuar elevando seus dados o produtor poderá usar e abusar dessa ferramenta, confira mais sobre a seguir. 

O PIB do agronegócio brasileiro em 2019 atingiu R$ 1,35 trilhão o que corresponde a 20% do PIB total, em 2020 foi estimado um crescimento de 9% e para 2021 um crescimento de 3%.

O Brasil é o maior produtor de carvão vegetal, café, açúcar e suco de laranja no mundo; produzindo sementes oleaginosas e celulose como segundo colocado; e na produção de carnes e frutas, o terceiro. 

A ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio), em 2018, realizou uma pesquisa sobre a web.

Neste estudo foi constatado que entre os produtores agrícolas, 40% tinham acesso à internet sendo que a conexão para 64% era utilizando smartphones.

E principalmente para as empresas, somente 1% que trabalham com agronegócio investiram em marketing digital.

Benefícios do marketing digital

Baixo investimento

Apesar de ser sempre necessário um planejamento, quando se contrata uma agência de publicidade ou marketing tradicional essa costuma custar um preço altíssimo, já no digital o preço é consideravelmente mais baixo.

O que é ótimo para quem pensa em investir pela primeira vez.

Estratégias assertivas

Existem milhares de ferramentas que podem te auxiliar como por exemplo o SEO (Search Engine Optimization) que torna possível criar uma estratégia para que o site de seu agronegócio apareça nos primeiros lugares dos sites de busca como o google.

agro

Visibilidade

No agronegócio geralmente a carteira de clientes é fechada, o que leva muitas empresas a cometerem o erro de achar que seus clientes não desejam vê-las na internet ou que não precisam da internet para conquistar novos clientes.

Ao lado de um agência de marketing digital será possível aparecer bem em todas as redes sociais com conteúdos de qualidade, levando em conta os seus compradores (atuais ou futuros) de seus serviços. 

Análise dos erros cometidos

Uma consultoria em marketing digital seria essencial para quando a campanha de marketing não resultar o esperado.

É comum os envolvidos não entenderem o que está acontecendo e até repetir os mesmos erros, então a consultoria ajudaria a entender e resolver os problemas.

Por onde começar o Marketing digital?

O primeiro passo é sempre desenvolver um planejamento sólido e consistente, levando em consideração o reconhecimento de marca, vendas e relacionamento da sua empresa.

É preciso analisar os pontos fortes e fracos de cada concorrente para determinar qual as melhores das diversas frentes de atuação como por exemplo, site, presença nas redes sociais, atuação com anúncios entre outros. 

Também é importante o entendimento e mapeamento do público-alvo, entendendo suas preferências, comportamentos, como buscam e se relacionam com sua marca e outras marcas.

Esses fatores são decisivos para o sucesso das suas estratégias digitais.

O entendimento de cada rede social também é fundamental para fortalecer a marca e gerar mais vendas.

Por exemplo, o Instagram é ótimo para relacionamento já o LinkedIn é excelente para geração de vendas. 

As pessoas buscam todos os dias pelo seu produto ou serviço, por isso ter um site é fundamental.

É importante que este site seja rápido, funcione corretamente em computadores e celulares e esteja dentro das boas práticas do Google. 

Por: Mariana Gomes Pacheco de Sá