Melhore a Tomada de Gestão da sua fazenda com 7 passos!

Compartilhe

A arte da tomada de decisão deve ser bastante simples. Reúna as evidências, descreva as opções, forneça uma avaliação dos possíveis resultados. Decidir. Mas nos negócios é sempre mais sombrio.

Então, como você toma decisões críticas em negócios e que tipo de tomador de decisões você é?

A tomada de gestão das decisões é o processo de fazer escolhas, identificando uma decisão, coletando informações e avaliando resoluções alternativas.

O uso de um processo de tomada de decisão passo-a-passo pode ajudá-lo a tomar decisões mais deliberadas e bem pensadas, organizando informações relevantes e definindo alternativas. Essa abordagem aumenta as chances de escolher a alternativa mais satisfatória possível.

1. Identificar a decisão

Você percebe que precisa tomar uma decisão. Tente definir claramente a natureza da decisão que você deve tomar. Este primeiro passo é muito importante.

2. Reunir informações relevantes

Coletar algumas informações pertinentes antes de tomar sua decisão: quais informações são necessárias, as melhores fontes de informação e como obtê-la.

Fonte: FECAP

3. Identifique as alternativas

À medida que você coleciona informações, você provavelmente identificará vários possíveis caminhos de ação ou alternativas. Você também pode usar sua imaginação e informações adicionais para construir novas alternativas. Nesta etapa, você listará todas as alternativas possíveis e desejáveis.

4. Pesar a evidência

Avalie se a necessidade identificada na Etapa 1 seria atendida ou resolvida através do uso de cada alternativa. À medida que você atravessa este processo interno difícil, você começará a favorecer certas alternativas: aqueles que parecem ter um potencial maior para alcançar seu objetivo. Finalmente, coloque as alternativas em uma ordem de prioridade, com base no seu próprio sistema de valores.

5. Escolha entre alternativas

Depois de ter pesado todas as provas, você está pronto para selecionar a alternativa que parece ser a melhor para você. Você pode escolher uma combinação de alternativas. Sua escolha na Etapa 5 pode muito provavelmente ser a mesma ou similar à alternativa que você colocou no topo da sua lista no final da Etapa 4.

6. Agir

Agora você está pronto para tomar alguma ação positiva ao começar a implementar a alternativa que você escolheu na Etapa 5.

7. Reveja sua decisão e suas conseqüências

Nesta etapa final, considere os resultados da sua decisão e avalie se resolveu ou não a necessidade identificada na Etapa 1. Se a decisão não atendeu a necessidade identificada, você pode querer repetir algumas etapas do processo para fazer uma Nova decisão. Por exemplo, você pode querer coletar informações mais detalhadas ou algo diferentes ou explorar alternativas adicionais.

Original de Connectere