Mortes em silos de grãos ocorrem com frequência. Cuidado!

Compartilhe

Esse tipo de acidente de trabalho é mais comum do que se imagina.

Já ouviu falar em silos? Silos são estas estruturas que servem para armazenar produtos agrícolas, dentre eles grãos, como milho, soja, arroz, etc.

Cada estrutura dessas pode comportar toneladas de grãos.

Resumidamente o processo funciona assim: O caminhão descarrega os produtos no equipamento que “encaminha” os grãos para os silos, deixando-os armazenados e protegidos de animais e etc.

Em razão da umidade e/ou de outros fatores, muitas vezes ocorre o entupimento do silo, ficando a cargo dos empregados desobstruir o canal. Para isso, os funcionários devem estar devidamente equipados e seguir à risca o estabelecido nas normas de segurança da NR33 do MTE e os procedimentos internos da empresa.

Ocorre que quando essas questões não são respeitadas, o resultado quase sempre é o mesmo: MORTE! Essa morte pode ocorrer pelo desmoronamento dos grãos que ficam acumulados nas paredes dos silos e também pode ocorrer por “afogamento”.

Fonte: freepik

Isso mesmo, o trabalhador morre afogado em razão de uma espécie de efeito “areia movediça”, sendo “engolido” por toneladas de grãos, tornando quase impossível o resgate.

Foi o que aconteceu no dia 1º deste mês, quando um trabalhador de uma fábrica de rações de Nova Veneza – SC sofreu uma queda dentro do silo e afundou em meio aos grãos, sem chances de ser socorrido pelos colegas. Os bombeiros tentaram reanimar a vítima, o que não foi possível.

O caso está sendo investigado para verificar a responsabilidade da empresa.

Embora pouco noticiadas, estas mortes ocorrem com frequência no setor agropecuário.

Referências:

https://www.nsctotal.com.br/colunistas/denis-luciano/trabalhador-morre-apos-cair-em-silo-de-milho-em…

https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/segurancaesaude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-…

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45213579

http://www.agais.com/manuscript/ag0205_afogamento.pdf

Vivian Karoline Pflanzer. Pós-graduanda em Direito e Processo do Trabalho, Pós-graduanda em Direito e Processo Civil