Agronegócios Agronegócios
Conab anuncia programa "Arroz da Gente" para impulsionar produção de arroz no Brasil
Iniciativa visa beneficiar 10 mil famílias de pequenos produtores em 200 municípios de 14 estados.
05/07/2024 08h00
Por: Carlos Freitas Fonte: Redação
Conab anuncia programa "Arroz da Gente" para impulsionar produção de arroz no Brasil/Créditos de imagem Freepik

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou o lançamento do programa "Arroz da Gente" pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário nesta quarta-feira (3/7). O objetivo é impulsionar a produção de arroz no Brasil, atendendo cerca de 200 municípios e 10 mil famílias de pequenos produtores em 14 estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sudeste. Atualmente, a região Sul é responsável por 85% da produção nacional de arroz.

Os estados beneficiados pelo programa incluem Maranhão, Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. A ação é coordenada pela Conab em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), movimentos sociais, sindicais e centrais de economias solidárias.

"A partir dessa iniciativa, cerca de 10 mil famílias produtoras deverão receber incentivo para aprimorar o cultivo de arroz, seja a partir de acompanhamento técnico, do apoio para aquisição de pacotes tecnológicos de baixo impacto (aquisição de maquinário, construção de silos armazenadores) de forma a zerar a colheita manual, até a comercialização," afirmou a Conab em comunicado.

Para apoiar o escoamento do produto, serão utilizados programas já existentes, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a emissão de Contratos de Opção de Venda. O governo também planeja distribuir sementes de arroz para as famílias beneficiadas por meio do PAA.

Além disso, será realizado um diagnóstico da produção de arroz, feijão e mandioca pela agricultura familiar. O objetivo é elaborar um sistema de informações que abranja a produção da agricultura familiar, povos indígenas e comunidades tradicionais, permitindo um direcionamento mais eficiente de políticas públicas para fortalecer esses territórios e melhorar a vida de suas populações.