Agropecuária Agropecuária
Embrapa lança primeiro aplicativo de exame andrológico do Brasil para pecuária de corte
Ferramenta gratuita promete aprimorar a seleção de reprodutores bovinos e otimizar processos veterinários
08/07/2024 08h30
Por: Carlos Freitas Fonte: Embrapa
Embrapa lança primeiro aplicativo de exame andrológico do Brasil para pecuária de corte/Créditos de imagem Freepik

A Embrapa apresentou ao mercado o primeiro aplicativo de exame andrológico do Brasil, desenvolvido para incrementar a pecuária de corte no país. A ferramenta, em desenvolvimento desde 2022, auxilia médicos-veterinários na seleção de reprodutores bovinos com melhor desempenho genético. Construída pelas equipes da Embrapa Pantanal (MS) e Embrapa Gado de Corte (MS), a plataforma é gratuita e pode ser utilizada em dispositivos móveis e computadores em todo o território nacional. O app já está disponível para ampla adoção em programas de melhoramento genético e por empresas de equipamentos veterinários.

“O aplicativo contém um conjunto de informações organizadas e padronizadas que auxiliam o médico-veterinário na realização de exames clínicos, físicos e morfológicos. Além disso, esses dados agilizam a emissão de laudos e o diagnóstico final para os proprietários, com base nos seguintes critérios: apto, apto para monta natural, inapto temporário ou inapto”, detalha Juliana Correa, médica-veterinária e coordenadora da iniciativa.

Inovação e Padronização

Uma das maiores inovações proporcionadas pelo app é a padronização da qualidade dos exames. Além disso, a ferramenta é capaz de gerar um banco de dados com informações relevantes para o setor, como quantidade de exames andrológicos realizados por ano, idade dos touros, quantidade de patologias e regiões com maior incidência de enfermidades espermáticas. Esses dados técnicos serão disponibilizados pela Embrapa para futuras pesquisas.

Acurácia e Segurança

Para garantir a acurácia dos dados, é fundamental que a coleta a campo seja feita por um médico-veterinário capacitado. Assim, o profissional deve inserir seu registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) logo na tela de entrada do aplicativo. Embora inicialmente projetado para a espécie bovina, o aplicativo pode ser adaptado para outras espécies, oferecendo uma contribuição significativa para a pecuária nacional.

Detalhes Técnicos

O desenvolvimento do aplicativo contou com a participação do supervisor de Desenvolvimento de Ativos Digitais, Camilo Carromeu, do analista da Diretoria de Negócios (DENE), Luiz Leal, e dos pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, Ériklis Nogueira e Alessandra Nicacio. Segundo Carromeu, o app foi desenvolvido utilizando o arcabouço tecnológico adotado para outros aplicativos, como o Pasto Certo e o Cria Certo, e é elaborado em Progressive Web Application (PWA). Esse formato garante que a ferramenta funcione perfeitamente em variados tamanhos de tela, de celulares a computadores, com recursos de atuação offline e usabilidade de gestos.

“A grande vantagem do PWA é que, com um único código-fonte, é possível desenvolver um software compatível com todo tipo de dispositivo móvel, navegadores web convencionais e até mesmo software desktop”, destaca Carromeu. Ele acrescenta que, antes do PWA, era necessário desenvolver um software para cada sistema operacional, resultando em custos maiores de desenvolvimento e manutenção.

O uso da tecnologia não exige conexão com a internet no momento de manuseio, pois os dados cadastrados são salvos nos dispositivos e sincronizados com a nuvem quando houver conexão.