A relação dos jovens classificados para participar do programa Futuro no Campo, em 2025, já está disponível no site da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) ,
No total, a empresa, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , recebeu 1.409 inscrições e, como já estava previsto no edital, foram selecionados 500 candidatos.
Os jovens selecionados devem procurar o escritório da Emater-MG de seu município para preenchimento do formulário de matrícula. O início das capacitações será em fevereiro de 2025.
Lançado em novembro, o programa Futuro no Campo é uma iniciativa do Governo de Minas , por meio da Emater-MG, e visa estimular o protagonismo dos jovens e apoiar os processos de sucessão no meio rural.
O programa vai oferecer capacitações em formato híbrido (presencial e virtual) e acompanhamento técnico na área agropecuária escolhida. Podem participar agricultores ou filhos de agricultores familiares, entre 16 e 29 anos, residentes no meio rural.
Classificação
O processo de seleção foi feito a partir de alguns critérios descritos no edital e com pesos diferenciados. Entre as exigências feitas, os jovens têm de participar de alguma forma do empreendimento agrícola familiar e apresentar as documentações e autorizações pedidas.
A coordenadora técnica estadual da Emater-MG e gestora do programa, Luziane Oliveira, explica que os jovens que obtiveram a maior pontuação nos critérios do edital foram classificados, respeitando o número de vagas disponíveis por projeto. Em caso de empate nas pontuações, foi declarado vencedor o candidato do sexo feminino.
“A princípio serão 500 jovens beneficiados, que foram os selecionados. Mas tem ainda uma lista de espera, que inclui todos aqueles jovens que se inscreveram e atendiam às exigências do programa. Essa lista foi feita porque a ideia da Emater-MG é buscar parcerias para poder também beneficiar esses jovens que estão na lista de espera”, explica Luziane.
Como se matricular
No site da Emater-MG (banner Futuro do Campo), constam os nomes dos jovens aprovados e também aqueles que participam da lista de espera.
Inicialmente, o programa Futuro no Campo irá abranger os projetos Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural (Olericultura, Fruticultura, Apicultura e Avicultura de Postura).
“Os jovens selecionados devem procurar o escritório da Emater-MG mais próximo de sua residência ou propriedade para preencher a ficha de matrícula e assim poder participar das ações no próximo ano. Os extensionistas é que vão ser o canal de comunicação mais eficiente no programa, além do site da Emater-MG”, orienta Luziane.
A adesão ao Futuro no Campo implica na aceitação integral de todas as condições estabelecidas no programa.