16°C 27°C
Uberlândia, MG

Estado publica cartilha para ampliar alcance de programas para agricultura familiar

Edição online pode ser acessada no site da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e a versão imprensa será entregue a prefeituras...

01/04/2024 às 12h37
Por: Redação Dia Rural Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Evandro Fadel/SEAB-PR
Foto: Evandro Fadel/SEAB-PR

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) divulga de forma online e em edição impressa uma cartilha com orientações práticas sobre os programas do Estado voltados à agricultura familiar. Os impressos serão distribuídos para produtores rurais em eventos como feiras e exposições agropecuárias, entregues a prefeituras e unidades regionais do Seagri. A edição online pode ser acessada AQUI .

“Para promover um meio rural rico e uma agricultura competitiva, presente nos mercados nacional e internacional, o contato entre o governo, prefeituras, entidades representativas da agropecuária, trabalhadores do campo e parceiros da iniciativa privada é fundamental”, destaca o documento.

A cartilha Programas de Apoio à Agricultura Familiar tem exatamente essa função. Nela é possível encontrar uma descrição objetiva de programas que ajudam a ampliar a rentabilidade no meio rural, as oportunidades de negócios, o cooperativismo, a infraestrutura, a conservação do solo, o uso consciente dos recursos naturais, os cuidados com o meio ambiente e a segurança alimentar e nutricional.

Entre os programas apresentados estão o Banco do Agricultor Paranaense, instrumento que possibilita ao Estado conceder subvenção econômica, na modalidade de equalização de juros, em financiamentos a produtores rurais; RenovaPR, que apoia a geração de energia a partir de fontes renováveis com a confecção de projetos por empresas cadastradas pelo IDR-Paraná; e o Compra Direta Paraná, que adquire gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, que entregam diretamente à rede socioassistencial do Estado.

O material também mostra quais são os critérios para adesão a cada um dos programas, quem está apto a participar e como fazer para se credenciar. Por fim, um QRCode possibilita consulta à página do programa no site da Seab .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários