O que é a média CEPEA e para que ela serve
A CEPEA em síntese é um centro de pesquisas econômicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para a efetivação de suas pesquisas, é determinante a contribuição dos “Colaboradores do Cepea”, cerca de 6 mil profissionais de diferentes elos do agronegócio, atuantes em todas as regiões do País.
O índice foi criado para estabelecer por via de ativos de mercado os preços diariamente pagos para vários produtos de origem rural.

Os índices são elaborados através de planilha e de empresas técnicas especializadas com os produtos de interesse, por eles são sugeridas mudanças de valores quando se vê necessário.
O CEPEA através de simulações tenta fazer um parâmetro, levando em conta impactos políticos, climáticos, transporte e demandas de agropecuárias e agroindústrias.
Ele calcula indicadores como:
- Indicadores de Preços de Produtos Animais: Boi Gordo, Bezerro, Suínos, Frango, Leite e derivados.
- Indicadores de Preços de Produtos Vegetais: Grãos (Soja, Milho, Trigo), Açúcar e Álcool, Mandioca, Citros e outras Hortifrutícolas e Madeiras ao natural e processados.
- Indicadores de Custos de Produção: para diversos produtos vegetais e animais.
Em que o indicador ajuda:
A média CEPEA, utilizada com a devida interpretação é extremamente importante nas tomadas de decisão para a comercialização do seu produto. A cautela no momento da venda, se aguarda, ou se já é o momento adequado para à venda, com certeza trará bons frutos para o seu negócio. Por fim, não se esqueça que é o estudo do indicador que lhe dará algum tipo de resposta.
Por Raphael Dumont