Ovo x Milho: Poder de compra do avicultor mostrou recuperação em junho

Compartilhe

Em junho o preço médio recebido pelo produtor na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou valorização mensal de 7,4%, enquanto na comparação com o mesmo período do ano passado o índice positivo chegou a expressivos 41,6%.

A saca de milho, por sua vez, apontou desvalorização de 8,1% na comparação mensal enquanto em doze meses apresentou aumento extraordinário de 92%.

Fonte: OvoSite

Com a valorização mensal na caixa de ovos e queda no valor de aquisição da saca de milho, houve recuperação no poder de compra do avicultor em relação à matéria-prima.

Enquanto em maio foram necessárias 17,6 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em junho essa quantidade caiu para 15,1 caixas, significando melhora de quase 17% no poder de compra. Na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram necessárias apenas 11,1 caixas para adquirir a tonelada do grão, a perda atingiu 26,3%. Ou, 36,8% em relação à média histórica de 9,5 caixas.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de julho apontam para uma necessidade pouco superior a 15 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, significando a continuidade da perda aquisitiva do avicultor de postura comercial.

Original de OvoSite