Principal touro de vendas da genética nelore se aposentará

Compartilhe

O animal conhecido como Truck, teve mais de 344 mil doses de sêmen comercializadas e quase 10 mil filhos avaliados pelo PMGZ

Um dos principais fornecedores de genética nelore no país, o touro Truck da fazenda Alô Brasil, irá se aposentar na próxima semana. O animal é líder de vendas da raça, com mais de 344 mil doses de sêmen comercializadas e quase 10 mil filhos avaliados pelo programa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – PMGZ – e cerca de 7,9 mil pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP).

Foto: LOBATO, Breno Fonte: Embrapa

Segundo a Alta Genetcis, a genética de Truck foi vendida em todos os países da América do Sul, além de Panamá e Costa Rica, na América Central, adquiriram material genético do touro. Mesmo após a sua aposentadoria, mais de 20 mil doses de seu sêmen ficarão em fila de espera.

“O Truck da Alô Brasil ainda é líder de vendas e a procura pela sua genética segue muito grande, principalmente pelo equilíbrio da variação genética. Ele é considerado um “curinga”, pois pode tanto gerar machos de alto desempenho, quanto fêmeas produtivas, longevas e férteis”, explica o gerente de produto da Alta Genetics, Rafael Jorge.

Há nove anos o touro está na Central da Alta Genetics, em Uberaba (MG).

Original de Canal Rural