Produtor de Leite investe em inovação e multiplica a produção em quase 5 vezes

Compartilhe

Se o jovem gosta de buscar tecnologia e inovação, alguns produtores rurais que já trabalham há 20, 30 anos no campo tem dificuldade de romper a barreira do que aprendeu com a família. Mas José Moreira de Souza, hoje com  52 anos. Pensa muito diferente e conseguiu prosperar na vida abrindo a mente para novas possibilidades e conhecimentos.  Ele nasceu e cresceu na roça. Teve uma trajetória de trabalho difícil fazendo serviço braçal. Em 2010 ele conseguiu comprar uma chácara dentro da Cidade de Piranhas. E nos poucos mais  de quatro hectares  começou a tirar leite. No início eram 70 litros por dia. Mas o produtor sempre gostou de inovar, de aprender coisas novas. 

Em 2012 ele conheceu o Programa Balde Cheio do Senar Goiás (hoje a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).  Ele fez  piquetes em toda a propriedade, melhorou a postagem, aprendeu a calcular  gastos e investimentos e atualmente usando apenas três hectares, tem 21 vacas em lactação, produzindo 320 litros de leite por dia. 

Fonte: freepik

José também fez dezenas de cursos nas áreas de pecuária de leite, inseminação, pastagens, além de outros pra facilitar o manejo na propriedade. Todos oferecidos pelo Senar Goiás. “ A propriedade pequena não é obstáculo pra crescer. O que as vezes impede o produtor de ir pra frente é não buscar inovação . Insistir em trabalhar do mesmo jeito a vida toda. Não é porque a gente nasceu no campo que sabe tudo da área. Muita gente estuda pra ensinar a gente a fazer o serviço de uma forma mais fácil e dando lucro. E os técnicos de campo, os instrutores do Senar Goiás, são muito bons. Revolucionam a nossa maneira de pensar e trabalhar. Eu estou aqui pra provar que é possível viver bem tirando o sustento da roça”. 

Além da assistência Técnica e Gerencial, tem uma série de outros programas que auxiliam o aumento da produção e renda. Os treinamentos de  Promoção Social (PS) e Formação Profissional Rural (FPR) contam com mais de 220 cursos gratuitos. No EAD também são 40 cursos totalmente on-line. Com os conhecimentos repassados pelo Senar Goias muitos pessoas montaram seus próprios negócios e conseguiram trabalho em grandes empresas. Para conhecer acesse: https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos e http://ead.senargo.org.br/.

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Fonte: Sistema Faeg