Saiba como a produção de soja pode crescer com 5 estratégias

Compartilhe

Em tempos de mudanças e incertezas, aumentar a produtividade na lavoura de soja surge como um desafio necessário à sustentabilidade do agro. 

Graças à evolução tecnológica, superar esse obstáculo se tornou uma tarefa mais fácil e que também pode garantir mais sucesso à produção de soja.

Compartilhamos abaixo 5 estratégias para aumentar a produtividade da lavoura de soja que você precisa considerar do plantio à colheita. Continue lendo e saiba mais!  

Estudo de clima

Um dos principais fatores externos que não estão sob o controle do produtor e que podem interferir diretamente na produtividade da lavoura é o clima.

Como falamos anteriormente, por mais que estejamos observando mudanças constantes nas condições climáticas, estudar o comportamento do clima nos últimos anos, observando, por exemplo, o período de plantio e de colheita em relação aos índices pluviométricos, ainda é um dos melhores caminhos para obter sucesso na produção de soja

Vale lembrar que existem alguns “momentos-chave” da lavoura que demandam maior atenção quanto à falta de água, que são a formação e a fixação das vagens e o enchimento dos grãos.

Condições do solo

Já sob o controle do produtor, analisar as condições do solo que receberá o plantio de soja deve estar entre as prioridades.

Evitar a acidez do solo é essencial, já que ela pode ser altamente prejudicial à lavoura de soja por dificultar a absorção dos nutrientes. 

O preparo profundo do solo, indo além da superfície, também pode resultar no aumento da produtividade da soja. No entanto, é preciso estudar sua implementação de maneira integrada a outros fatores. 

Designed by Stock Adobe
Designed by Stock Adobe

Áreas de refúgio

O equilíbrio entre a sustentabilidade ambiental e a produtividade na lavoura é possível e pode gerar excelentes resultados para todos

Uma das ações que pode ser desenvolvida é a opção por áreas de refúgio. Trata-se uma área do talhão a ser semeada com sementes convencionais

O objetivo é que, por meio dessa área, as pragas mais resistentes possam cruzar com insetos suscetíveis às proteínas, dando início a uma geração com menor índice de resistência.

Manejo de pragas, doenças e ervas daninhas

A área de refúgio, que mencionamos anteriormente, não substitui o manejo integrado e constante de pragas, doenças e ervas daninhas. São ações que devem ser adotadas em paralelo para garantir o aumento na produtividade da soja.

Nesta etapa, a tecnologia faz toda diferença, atuando de maneira preditiva, fornecendo dados estratégicos e coibindo o surgimento de problemas na lavoura. 

Por meio de mapas personalizados, é possível compreender quais são as áreas com maior possibilidade de comprometimento, indicando com maior precisão onde precisam ser tomadas ações mais urgentes. 

Funcionamento do maquinário

O acompanhamento da lavoura deve ser feito do início ao fim do processo para realmente impactar positivamente na produtividade da lavoura de soja

Por isso, no momento da colheita, é imprescindível estar atento às condições do maquinário a ser utilizado, garantindo que ele esteja operando com o máximo de eficiência

Produtividade na lavoura de soja é sinônimo de bons resultados e crescimento para a sua propriedade; assim, quanto mais informações e dados você tiver acesso, melhor será sua colheita.

Original de netword agro