Seca do Pantanal é a pior em 50 anos; Confira quando as chuvas devem voltar

Compartilhe

No mês de novembro, os acumulados atingiram apenas 15 milímetros, segundo o Inmet, desde 2016 não chovia tão pouco na região

A seca que atinge o Pantanal é apontada como a pior em 50 anos, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil. Além disso, no mês de novembro, os acumulados atingiram apenas 15 milímetros, e segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), desde 2016 não chovia tão pouco na região.

<\/div>

Segundo a meteorologista da Somar Desirée Brandt, novembro registrou 80% de queda em relação aos acumulados da média histórica para o mês.

“O tempo continuará com irregularidades. De 4 a 8 de dezembro, a chuva deve voltar ao Centro-Oeste do Brasil, mas nas regiões produtoras do Pantanal, a expectativa é de poucas condições para chuva, e se houver, será fraca e isolada, de no máximo 15mm.”

Já no período que vai de  8 a 23 de dezembro, a chuva deve aumentar na região, onde são esperados acumulados de até 50 mm.

“Contudo, esse volume não será suficiente para recuperar os prejuízos causados pela estiagem, já que as altas temperaturas, tempo firme e a irregularidade continuarão presentes”, afirma Desirée.

2021

Em janeiro de 2021, as chuvas devem ficar acima da média, principalmente na área do Pantanal mato-grossense. “Apesar disso, em fevereiro as médias voltam a cair, e ao longo dos meses, a expectativa é também de baixos acumulados e com poucas chances de recuperação do déficit hídrico”, explica a meteorologista.

Original de Canal Rural