Suíno Vivo: Relação Custo x Preço de Comercialização

Compartilhe

A divulgação do custo de produção e do valor de comercialização do Suíno vivo no mês de maio pela Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa tornou ainda mais evidente a difícil situação do produtor suíno no decorrer deste ano.

Em maio, enquanto o custo de produção continuou em escala ascendente e atingiu novo recorde, o preço de comercialização, embora obtendo índice mensal positivo, atingiu valor inferior aos praticados no primeiro bimestre do ano.

Fonte: SuiSite

O resultado é um preço médio de comercialização que aponta índice negativo 13,7% abaixo do custo de produção, significando que o produtor trabalhou, novamente, sem conseguir lucrar na sua atividade.

E como essa situação predominou em todos os meses do ano, o acumulado no período mostra um custo de produção 10% acima do valor recebido pelos Produtores, incidindo em grandes perdas aos suinocultores.

Com o retrocesso do milho e farelo de soja no decorrer de junho, o custo deve retroceder. Resta saber se os Produtores conseguiram melhorar as condições de comercialização.

Original de AviSite