Surto de Gripe Aviária chega a 20% das prefeituras do Japão

Compartilhe

O pior surto de gripe aviária de todos os tempos no Japão se espalhou para uma nova área e agora afeta quase 20% das 47 prefeituras do país, com autoridades ordenando abates em massa após a morte de aves em duas granjas.

<\/div>

Mais de 370.000 cabeças de aves serão abatidas e enterradas depois que a gripe aviária foi descoberta em duas granjas de reprodução na cidade de Mimasaka, prefeitura de Okayama, no sudoeste do Japão, disse o ministério da agricultura nesta sexta-feira.

Fonte: AviSite

A gripe aviária altamente patogênica, um subtipo H5 provavelmente trazido por aves migratórias da Ásia ou da Europa, se espalhou para nove das 47 prefeituras do Japão, com quase 3 milhões de aves abatidas até o momento, um número recorde.

Todas as granjas no Japão foram obrigadas a desinfetar as instalações e verificar os regimes de higiene, e garantir que as telas para impedir a entrada de aves selvagens sejam instaladas adequadamente, disseram funcionários do Ministério da Agricultura à Reuters esta semana.

O governo está pedindo vigilância extra devido ao crescente número de infecções no Japão e na Europa, que está à beira de um surto. O Japão suspendeu as importações de aves de sete países, incluindo a Alemanha.

O pior surto no Japão desde pelo menos 2016 começou no mês passado na prefeitura de Kagawa, na ilha de Shikoku.

O plantel de frangos de corte do Japão contava, em 2019, com uma população de 138 milhões de cabeças, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Original de Reuters

Fonte AviSite