Tecnologia 5G no agronegócio, cidades inteligentes e inovação foi tema de debate

Compartilhe

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que acompanha a implantação da tecnologia 5G no Brasil promove audiência pública nesta terça-feira (27) sobre a aplicação dessa tecnologia no agronegócio, cidades inteligentes e inovação.

O debate ocorre no plenário 7, a partir das 14 horas.

Foram convidados para audiência:
– o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Igor Nogueira Calvet;
– o vice-diretor de Telecomunicações da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Aluzio Bretas Byrro;-
– o presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação, Paulo Rogério Foina; e
– o presidente do Conselho Empresarial Brasil-China e ex-embaixador do Brasil na China, Luiz Augusto de Castro Neves.

O pedido para o debate é da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

Testes com a tecnologia 5G em laboratório em Brasília Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília Fonte: Agência Câmara de Notícias

Vantagens do 5G

A tecnologia 5G é o grande investimento da indústria de telecomunicações na transmissão de dados de internet por celular. A promessa é de uma velocidade maior, conexões mais estáveis e a possibilidade de mais acessos simultâneos sem perda da qualidade.

Com a utilização de faixas de radiofrequência, a ideia é aumentar a estrutura da banda larga fixa que vai permitir melhor conexão de internet em estradas, pequenas cidades e locais de pouco interesse comercial. Os benefícios iriam além do celular: carros, eletrodomésticos e câmeras de segurança com acesso à internet poderiam ser conectados mais facilmente.

De acordo com um estudo da Consultoria Legislativa da Câmara, existem cinco fornecedores principais no mundo e o maior deles, a chinesa Huawei, foi banida pelos Estados Unidos, acusada de usar uma tecnologia que permite espionagem, o que é negado pela companhia.

Fonte: Agência Câmara de Notícias