Tributação do produtor rural: O que você precisa saber sobre
Na matéria de hoje vamos falar sobre as tributações de um produtor rural, este assunto é muito importante, pois, a escolha do regime tributário pode influenciar sobre o seu negócio. Continue conosco e fique por dentro do assunto.
Escolha do Regime tributário
Como já mencionamos acima, a escolha deste regime pode influenciar sobre a eficiência e os resultados do seu negócio, assim acontece também com compras de insumos ou a preparação e manejo de solo uma vez que não for bem planejado isso pode acarretar em vários problemas.
Faça a tributação de forma correta
Você sabe a importância de fazer a tributação de forma correta? Todos nós sabemos que o agronegócio é um dos principais pilares que sustenta a economia brasileira.
Ela é responsável por boa parte das exportações e da riqueza do país. De acordo com as informações do portal do governo federal em 2019, houve um aumento do PIB de 1,3% neste setor.
Com vários resultados positivos do agronegócio, a cada dia que passa ele vem liderando mais e mais sobre o mundo, apesar de ser um ponto muito positivo isto aumenta a responsabilidade dos produtores, exigindo cada vez mais eficiência e postura profissional para enfrentar obstáculos vindo do mercado.
Características da produção rural
A produção rural é caracterizada por vários fatores externos que causam instabilidades, como:
- Variações nas projeções para o clima;
- Direcionamento macroeconômico;
- Humores do mercado, etc.
Por isso os produtores rurais não medem esforços para dedicar o seu tempo aos pontos que vão ajudar no seu retorno de produção.
A maioria dos produtores não sabem mais é muito importante optar por um regime tributário adequado, por isso se informe, esteja ciente com a realidade do seu negócio.
Faça a escolha com o objetivo de reduzir ao máximo seus custos e despesas na sua produção, pois, uma vez que você fizer a escolha errado isso pode gerar dores de cabeça e grandes perdas.

Entenda como funciona a tributação do produtor rural
Veja como funciona na prática a tributação do produtor rural da pessoa física e jurídica.
Produtores Rurais Físicos: Para estes é necessário observar suas despesas, estar atento aos limites de emissão de notas fiscais para as declarações do Imposto de Renda.
Produtores Pessoas Jurídicas: Para estes são 3 tipos de regimes disponíveis. Veja!
Simples Nacional
Este regime simplifica as tributações, principalmente para as micro e pequenas empresas, a vantagem deste regime é que com ele o recolhimento dos impostos são unificados, como:
- Impostos Municipais, estaduais e federais;
- PIS;
- ICMS;
- CSSL.
Lucro Real
Este regime cobra das empresas os resultados anuais como:
- Lucro ou prejuízo.
Com isso a empresa necessariamente precisa manter uma escrituração contábil de acordo com a legislação.
Neste regime é essencial ter um livro de registro de inventário, para registrar itens em estoque e as documentações necessárias à construção da escrituração.
Lucro Presumido
Para este regime a empresa vai determinar um lucro tributável baseado em uma porcentagem do seu faturamento.
Com isso, de acordo com o ramo que o produtor exerce, o governo presume o lucro estipulando um valor médio de alíquota a ser cobrado.
As empresas que podem escolher este regime são as que faturam entre R $4 milhões e R $78 milhões ao ano e não podem atuar no mercado financeiro nem de rendimentos de capital com origem no exterior.
Por Laís Oliveira.