Veja como é importante o Controle de Estoque para a fazenda

Compartilhe

Controle de estoque significa fazer a gestão de uma parte importante dos seus ativos, além de representar uma estratégia essencial das operações de negócios. A política de estoques é uma decisão importante na fazenda e está ligada diretamente às necessidades de capital de giro, ou seja, estoque é sinônimo de recursos aplicados, significando mais capital de giro investido.

Portanto, faz-se necessário possuir um controle tanto de quantidades existentes, quanto do custo gerado por estes estoques. Os estoques estão diretamente relacionados ao planejamento financeiro, de maneira que o seu controle deve ser eficaz. Quanto maior é o investimento, também maior é a capacidade e a responsabilidade de cada setor da fazenda.

Os objetivos dos departamentos (compras, produção, vendas e financeiro) deverá ser conciliado pela administração do controle de estoques, sem prejudicar a operacionalidade do negócio. A gestão de estoques é um fator preponderante para o sucesso ou fracasso de um negócio. Sendo assim, torna-se de suma importância ter profissionais capacitados e sistemas que auxiliem no controle de estoques para a busca do sucesso organizacional.

Fonte: Freepik

Planejamento + Estratégia

Através do gerenciamento das informações, com base em determinado instrumento de análise e gestão, é possível fazer o acompanhamento de estoques da fazenda, de modo a controlar entradas e saídas. O planejamento aliado a estratégias que envolvam técnicas e ferramentas certas otimizarão os processos, fazendo do controle de estoque um dos fatores determinantes para que o negócio alcance seus resultados.

Evite depender de planilhas

Fazer a gestão de estoque com planilhas manuais pode acarretar em perda de dinheiro e tempo, visto que certos detalhes podem passar despercebidos gerando assim custos e trabalho desnecessários. Em diversas organizações, o sistema de gestão de estoque ainda não é integrado aos demais setores. Contudo, é válido lembrar que o estoque é uma área que influencia diretamente todas as outras, principalmente o financeiro e as vendas.

A falta de automação e integração gera complexidade para tomada de decisões e isto pode deixar a fazenda sujeita a possíveis prejuízos, devido a necessidade de retrabalho e erros no lançamento de dados e informações.

Ter uma fazenda bem-sucedida exige paciência, perseverança e muito controle.

É necessário saber tudo o que está acontecendo no seu negócio e ainda prever possibilidades. O controle do estoque é mais um desses cuidados essenciais, por isso apostar em soluções que facilitem esse tipo de processo pode representar ganhos significativos de tempo e dinheiro.

Original de Connectere