Veja quais são os 10 principais produtos agrícolas do Brasil

Compartilhe

Se alguém ainda tinha dúvida da importância e força da agricultura no país, essa dúvida deve ter sido deixada para trás com a chegada da pandemia da Covid-19. O agro não apenas não parou, como cresceu demonstrando sua força e apoiando o Brasil neste momento difícil.

A recente atenção conquistada pela agricultura gerou diversas perguntas na população como “O brasil era forte assim no setor antes?” ou “Mas o que na agricultura dá dinheiro?”, irei ajudar vocês com essas dúvidas, confira!

Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o agronegócio brasileiro em 2017 exportou US $96,01 bilhões, mais de 6 vezes mais do que os US $14,15 bilhões que importou.

A agricultura brasileira também representa uma das maiores exportadoras do mundo em várias espécies de cereais, a exemplo de frutas, grãos entre outros, veja!

Maiores segmentos de vendas: 

  • Soja : US $ 6.30 bilhões;
  • Produtos florestais : US $ 1,30 bilhão;
  • Carnes : US $1,26 bilhão

Para deixar ainda mais clara a força da agricultura brasileira, vamos apresentar os 10 principais produtos agrícolas do Brasil!

Cana-de-açúcar 

A Cana-de-açúcar foi um dos primeiros produtos agrícolas plantados em larga escala no brasil, foi plantada pelos portugueses no século XVI e esse legado de séculos atrás ainda nos acompanha, afinal somos o maior produtor mundial da cultura e de seu derivado: Açúcar para consumo humano e para o etanol

Milho

O milho é outro grande destaque de nossa agricultura, o Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo colaborando para suprir a demanda de milho para consumo humano e animal.

Café 

Café, paixão nacional que faz parte de nossa história, dele somos um dos maiores produtores do mundo e consumidores apaixonados.

Algodão

1 hectare é igual a 10.000 metros quadrados e nós plantamos cerca de 35 milhões de hectares de algodão, o que garante ao Brasil a posição de quinto maior produtor mundial da cultura.

Laranja

A laranja, um fruto que é responsável por mais de 30% de tudo que é produzido no mundo, e o Brasil é o detentor do título de maior produtor mundial do fruto.

Tabaco

Mais um produto de nossa lista carregado como herança dos portugueses, o tabaco, apesar de causar problemas à saúde, continua sendo um produto de grande valor pela sua rentabilidade, e nosso país é o segundo maior produtor do mundo.

Arroz

Produto tido como “aquele que não pode faltar no prato do brasileiro”, somos o segundo maior consumidor do grão, porém somos o maior produtor mundial da cultura também.

Cacau 

Os estados da Bahia e do Pará representam os maiores produtores brasileiros da fruta, estes estados têm forte responsabilidade em manter o Brasil como um dos maiores produtores do mundo da cultura. 

Soja

A soja foi uma cultura de grande destaque no ano de 2020 e 2021, ótimo cenário para o Brasil, segundo maior produtor mundial do grão.

Mandioca

A mandioca é um produto de grande importância nacional, ela é cultivada em todo território o território nacional e conhecida por diversos nomes como macaxeira, aipim e mandioca
Espero que agora você entenda  a força do agronegócio brasileiro e da sua agricultura

Por Leonardo Grandchamp