Você sabe quais são os 10 principais produtos agrícolas no Brasil?

Compartilhe

No Brasil a agricultura é uma das principais fontes da economia do país, trata-se de setor primário, onde há um cultivo de terra e é colhida para subsistência, exportação ou comércio.

A agricultura brasileira é uma das maiores exportadoras do mundo em diversas espécies de cereais, como: Frutas, Grãos , etc. 

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o agronegócio brasileiro em 2017 exportou US $96,01 bilhões e importou US $14,15 bilhões.

Maiores segmentos de vendas: 

  • Soja : US $ 6.30 bilhões;
  • Produtos florestais : US $ 1,30 bilhão;
  • Carnes : US $1,26 bilhão.  

O território brasileiro é rico em biomas, como todo território tem seus desafios climáticos, logo percebemos que não é tão simples assim cultivar produtos agrícolas. 

E por isso na matéria de hoje vamos citar os 10 principais produtos agrícolas  no Brasil. Acompanhe! 

Cana- de- açúcar 

A cana-de-açúcar deu início no século XVI e começou a ser cultivada pelas mãos dos portugueses, a princípio ela começou a ser cultivada no Nordeste e com isso ela se tornou a melhor criadora e exportadora de açúcar neste período que se estendeu até o século XVII.  

Ela foi também a primeira cultura agrícola utilizada em solo brasileiro. 

O Brasil é o maior produtor do mundo de cana-de-açúcar,  o mesmo é usado para açúcar, para consumo humano e etanol.

Milho 

O Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo. O milho varia desde o consumo humano até a pecuária extensiva.  

Café 

Um dos maiores produtores globais do café, é  o Brasil.  Onde estão os estados de maiores cultivos, estão: Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. 

Algodão 

O algodão ocupa uma área de cultivo que corresponde aproximadamente a 35 milhões de hectares, chegando a uma produção de 25 milhões de toneladas. 

O Brasil ocupa a quinta posição dos maiores produtores mundiais. Os estados que contém melhores condições climáticas para o cultivo, é os estados como Mato Grosso e Bahia. 

Laranja 

A laranja ocupa mais de 30% da produção global e claro o Brasil também é o maior produtor de laranja do mundo.  Os estados que lideram o cultivo da laranja são Bahia e São Paulo. 

Tabaco 

O Brasil ocupa o 2° lugar do maior produtor de tabaco no mundo, mesmo sendo prejudicial à saúde, o produto é muito rentável. 

Arroz 

Depois da Ásia, o Brasil é o maior consumidor do alimento e também o maior produtor. Os estados que produzem a maior safra são Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Cacau 

O Brasil atualmente é um dos maiores produtores de cacau, juntamente com os países africanos, como Costa do Marfim e Gana. O Brasil exporta cerca de 90% de cacau. Em terras brasileiras os maiores produtores são os estados da Bahia e do Pará.

Soja 

O Brasil fica em segundo lugar como o maior produtor de soja no mundo. Os estados que mais tem o cultivo são, Mato Grosso e Paraná. 

Mandioca 

A produção  da mandioca é mundial, chegando em torno de aproximadamente 10%, ficando atrás somente da Nigéria  .  No Brasil ela é cultivada em todos os estados. 

Por Laís Oliveira.