A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou o lançamento do programa "Arroz da Gente" pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário nesta quarta-feira (3/7). O objetivo é impulsionar a produção de arroz no Brasil, atendendo cerca de 200 municípios e 10 mil famílias de pequenos produtores em 14 estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sudeste. Atualmente, a região Sul é responsável por 85% da produção nacional de arroz.
Os estados beneficiados pelo programa incluem Maranhão, Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. A ação é coordenada pela Conab em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), movimentos sociais, sindicais e centrais de economias solidárias.
"A partir dessa iniciativa, cerca de 10 mil famílias produtoras deverão receber incentivo para aprimorar o cultivo de arroz, seja a partir de acompanhamento técnico, do apoio para aquisição de pacotes tecnológicos de baixo impacto (aquisição de maquinário, construção de silos armazenadores) de forma a zerar a colheita manual, até a comercialização," afirmou a Conab em comunicado.
Para apoiar o escoamento do produto, serão utilizados programas já existentes, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a emissão de Contratos de Opção de Venda. O governo também planeja distribuir sementes de arroz para as famílias beneficiadas por meio do PAA.
Além disso, será realizado um diagnóstico da produção de arroz, feijão e mandioca pela agricultura familiar. O objetivo é elaborar um sistema de informações que abranja a produção da agricultura familiar, povos indígenas e comunidades tradicionais, permitindo um direcionamento mais eficiente de políticas públicas para fortalecer esses territórios e melhorar a vida de suas populações.
Mín. 20° Máx. 29°