A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária, que será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro, no Parque Potycabana, em Teresina, vai contar com a comercialização de frutas, hortaliças e produtos beneficiados por agricultores familiares do entorno de Teresina que fazem parte do projeto Quitanda da Agricultura Familiar.
Estarão presentes nos três dias de feira pelo menos 25 coletivos de produtores da agricultura familiar de Teresina, União, José de Freitas, Altos e Coivaras. São agricultores familiares que já participam do projeto Quitanda, que é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) para incentivar a comercialização da produção.
Quem produz está animado e com expectativa para a feira. É o caso do José Laurindo, do Assentamento 17 de abril. Ele disse que tem a produção de bananas em um sistema agroecológico e vai levar para vender na feira.
“A gente vai estar na feira com os produtos da agricultura familiar para estar vendendo, para apresentar essa nossa produção da banana feita no sistema agroecológico de produção”, citou o produtor.
O diretor de Parcerias Institucionais da SAF, Tiago Patrício, pontuou que a participação da Quitanda na Feira vai apresentar o melhor da produção da agricultura familiar no entorno de Teresina, mas também vai poder estimular a comercialização para produtores de outras regiões do Piauí que vão participar.
“Existe a ideia de que a comercialização é o mais difícil, mas a Quitanda prova que a venda da agricultura familiar é viável e está ocorrendo. Então, o modelo que está acontecendo na capital pode ser ampliado para o interior, e a feira vai poder permitir esse contato com o agricultor”, disse o gestor.
Além da Quitanda da Agricultura Familiar, a feira vai contar com a comercialização de produtos de todas as regiões do Piauí, incluindo artesanato e produtos variados, incluindo da economia solidária e criativa. O evento também terá programação cultural com artistas locais e regionais e palestras e espaços de trocas de conhecimento entre os agricultores familiares.
Veja aqui detalhes da programação
A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste, em uma promoção conjunta à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), com patrocínio do Banco do Nordeste e da Caixa.
A feira do Piauí conta, ainda, com o apoio do Senar, do Instituto Ubíqua, da Cáritas Arquidiocesana de Teresina, Aliança pela Inclusão Produtiva (Aipê), Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí, Investe Piauí, Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM), Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Educação (Seduc).
Mín. 20° Máx. 29°