A Adecoagro anunciou um investimento de R$ 225,7 milhões para quintuplicar a produção de biometano a partir da vinhaça, um resíduo da produção de etanol, na Usina Ivinhema, localizada no município homônimo, em Mato Grosso do Sul. Até o fim de 2027, serão construídos dois novos biodigestores, com capacidade de produzir até 30 mil Nm³ de biometano por dia.
Esse volume permitirá substituir aproximadamente 8 milhões de litros de diesel por ano na frota da empresa, além dos 2 milhões de litros anuais já compensados pelo biodigestor atual, totalizando 10 milhões de litros de diesel que deixarão de ser consumidos anualmente. Com a substituição parcial do diesel por biometano, a Adecoagro estima economizar cerca de R$ 50 milhões por ano na compra de combustível fóssil, considerando o preço atual do diesel.
Com o investimento, a utilização de vinhaça para a produção de biogás na empresa passará de 5% do total para 20%. O anúncio do investimento foi feito nesta quinta-feira (11/7) na unidade, em um evento que reuniu o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e outras autoridades.
Mín. 20° Máx. 29°